Semeando Etnomatemática por meio do Jogo Ayó: Colhendo Reflexões dos Sujeitos da Escola Pluricultural Odé Kayodê
Resumo
: Este trabalho tem por objetivo compreender e analisar as possibilidades de ensino e aprendizagem de matemática, associado ao ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, por meio do jogo africano Ayó, da família dos mancalas. Para tanto nos pautamos na concepção teórico e metodológica do Programa Etnomatemática. Pretende-se contribuir para uma educação matemática que privilegie a relação humana, cultural, histórica, social e a implementação da Lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como estudo de caso a Escola Pluricultural Odé Kayodê que é um projeto do Espaço Cultural Vila Esperança. Os sujeitos foram as crianças do 4º e 5º ano. Neste estudo foi utilizada a modalidade de pesquisa-intervenção, com entrevistas semiestruturadas e ações pedagógicas em sala de aula. Intermediado por uma ação lúdica e educativa, o jogo Ayó semeia a Etnomatemática, reconhecendo a diversidade cultural e étnica, colaborando para educação das relações etnicorraciais.
Palavras- chave: Etnomatemática; Jogo africano Ayó; Lei 10.639/03; Cultura africana e afro-brasileira; Escola Pluricultural Odé Kayodê.