Formação Inicial do Professor de Matemática e Seus Saberes Pedagógicos

Autores

  • Anderson Silva Jesus Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Marlene Dos Santos Araújo

Resumo

O texto discute a importância da formação inicial do professor de Matemática, falando sobre os desafios que o futuro docente enfrenta durante sua formação. A falta de embasamento teórico, o ensino de conteúdo, que por sinal não foram assimilados no ensino médio e que agora são necessários durante a formação no curso superior do discente. Outro fato importante que deve ser levado em consideração é a falta de investimentos que compromete o futuro professor no exercício do ofício, a dificuldade do professor em ministrar uma aula diferenciada, por que no colégio não há um laboratório de informática que sem dúvidas, poderia proporcionar momentos de um aprendizado, mais dinâmica e construtivo, já que, estamos na época em que a tecnologia, evolui a cada dia que se passa. Será considerado também a importância que teve as fases do ensino durante a idade da vocação, oficio e profissão. Em relação aos saberes do docente, será destacado quais os saberes que o professor de Matemática precisa adquirir, quando o mesmo começa na carreira da docência? Quais as dificuldades que o mesmo enfrenta no ganho de conhecimento? Essas são algumas perguntas, que serão respondidas no desenvolvimento do artigo.

PALAVRAS-CHAVES: Professores de matemática, Formação inicial, Saberes docentes.

Biografia do Autor

  • Anderson Silva Jesus, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10