EDUCAÇÂO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL HOLANDA
Resumo
Este artigo foi elaborado como requisito de conclusão do curso de Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Goiás- UEG, tem como tema a Educação do Campo na Escola Municipal Holanda. A escola está localizada no município de Goiás, no projeto de assentamento Holanda, a qual sou professora a três anos. Objetiva-se mostrar a importância da Educação do Campo numa comunidade rural e a maneira que os pressupostos da Etnomatemática dialoga neste contexto. O recurso metodológico consiste em pesquisa bibliográfica descritiva, com o auxilio de entrevista com alunos e professores, por acreditar que em todo processo de investigação a observação é a principal ferramenta para levantamento de informações. No caminho de aproximação dos sujeitos que fazem parte da escola notamos a importância de lutar pela autonomia do aluno que ao mesmo tempo é lavrador, a partir da valorização do seu espaço e cultura. Este movimento de pesquisa surge diante do seguinte questionamento: Qual a realidade da educação do campo na Escola Municipal Holanda? Ao passo que esta pesquisa se compôs, trabalhamos com os princípios defendidos por Roseli Sallet Caldart, para basearmos na Educação do Campo, o que vem ao encontro com os princípios da Etnomatemática a partir das ideias de Ubiratan D’Ambrósio (2002). Diante desta proposta, mostramos que a Educação do Campo deve ser valorizada e contextualizada com sua cultura.
Palavras-chave: Escola Municipal Holanda .Etnomatemática. Educação do Campo.