Contribuições da Etnomatemática na Formação de Professores de Matemática
Resumo
Este artigo é resultado do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Campus Cora Coralina, como um dos requisitos para o encerramento do mesmo. Este tem como tema aspectos de contribuição da Etnomatemática para a formação de professores no Brasil, nos últimos 25 anos. O objetivo é analisar se os modos de ver e conceber o ensino de matemática é revelador dos pressupostos da Etnomatemática em sua formação. Observando em que momento nestes últimos anos a Etnomatemática encontra espaço na formação de professores. Para isso perguntamos em quais medidas a Etnomatemática tem possibilitado novas perspectivas na Formação de professores? Neste momento de discussão tomamos a pesquisa bibliográfica como primordial com base em Severino (2007) e Fernandes (2008) descrevem ser uma pesquisa que se baseia em referencias anteriores como artigos sobre o tema, dissertações, teses e livros sejam eles impressos ou em mídia. Atentando para as novas perspectivas trazidas pela Etnomatemática em relação a formação dos mesmos. Para discutir o tema trouxemos os autores Ubiratan D’Ambrósio (2001), Gelsa Knijnik (2012), Beatriz D’Ambrósio (1989) e Scandiuzzi (2003, p.135) que trabalham com a Etnomatemática. Para pensar em formação de professores de matemática os autores trabalhados foram Fiorentini (1994, 1995), Saviani (2009) e Curi (2000). Como resultado deste diálogo notamos tímida presença dos pressupostos epistemológicos da Etnomatemática nos cursos de formação.
Palavras-chave: Etnomatemática; Formação; Matemática.