A Interdisciplinaridade entre o Ensino da Matemática e a Geografia como Prática Facilitadora no Ensino Aprendizagem

Autores

  • Kenia Souza Leão Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Marlene Dos Santos Araújo

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo buscas de práticas interdisciplinares que facilitam o ensino aprendizagem dos alunos, tendo como foco educação básica. Destacando duas disciplinas, matemática e geografia. É importante compreender que mesmo tratando de duas disciplinas com contextos diferentes, é possível ser trabalhada de forma contextualizada e com interações satisfatórias, como bem destacadas por MARQUES (2013). Sabe se que é indispensável para uma prática pedagógicaque visa superação, estar sempre buscando novos olhares e formas do fazer pedagógico, melhorando sua maneira de ensinar e trabalhar com alunos, pensando dessa forma pesquisar sobre a interdisciplinaridade no ensino é buscar compreender novas maneiras de ensinar, de atualizar e renovar nossas formas de encarar a docência. A interdisciplinaridade pode ser vista comoinstrumento pedagógico que facilita primeiramente o trabalho do profissional docente e depois um facilitador do processo ensino aprendizagem. (THIESEN, 2007, p. 96) escreve que é preciso encarar a interdisciplinaridade como um ato fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade atual.

Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica; Matemática; Geografia.

Biografia do Autor

  • Kenia Souza Leão, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

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Publicado

2017-11-10