A Interdisciplinaridade entre o Ensino da Matemática e a Geografia como Prática Facilitadora no Ensino Aprendizagem
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo buscas de práticas interdisciplinares que facilitam o ensino aprendizagem dos alunos, tendo como foco educação básica. Destacando duas disciplinas, matemática e geografia. É importante compreender que mesmo tratando de duas disciplinas com contextos diferentes, é possível ser trabalhada de forma contextualizada e com interações satisfatórias, como bem destacadas por MARQUES (2013). Sabe se que é indispensável para uma prática pedagógicaque visa superação, estar sempre buscando novos olhares e formas do fazer pedagógico, melhorando sua maneira de ensinar e trabalhar com alunos, pensando dessa forma pesquisar sobre a interdisciplinaridade no ensino é buscar compreender novas maneiras de ensinar, de atualizar e renovar nossas formas de encarar a docência. A interdisciplinaridade pode ser vista comoinstrumento pedagógico que facilita primeiramente o trabalho do profissional docente e depois um facilitador do processo ensino aprendizagem. (THIESEN, 2007, p. 96) escreve que é preciso encarar a interdisciplinaridade como um ato fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade atual.
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica; Matemática; Geografia.