OS SABERES NECESSÁRIOS A AÇÃO DOCENTE: contribuições de Lee Shulman, Maurice Tardif e Clermont Gauthier

Autores

  • Leandro dos Santos Silva Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Roseli Araujo Barros

Resumo

A discussão acerca dos saberes docentes gerou distintas tipologias que servem para explicar os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao exercer sua ação pedagógica. Para delimitarmos nosso estudo, optamos apresentar, na ordem, as sistematizações das tipologias apresentadas por Lee Shulman, Maurice Tardif e Clermont Gauthier, autores que categorizam, num certo modo, os saberes docentes e encontram-se frequentemente nas pesquisas na área de Educação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, abrangendo leitura, análise e interpretação de literatura pertinente ao assunto. Para tanto, dividimos o trabalho em dois momentos. No primeiro, buscamos o significado de “saber” e “conhecimento” e suas implicações na utilização do contexto da formação dos saberes dos professores. Já no segundo momento, abordamos os saberes necessários a prática docente, ainda, discutindo os saberes da experiência como componente da prática do professor. Portanto, destacamos a necessidade de apontar contribuições para o debate no campo da formação de professores, no que diz respeito a pluralidade que envolve os saberes docentes. Também é importante as classificações e as tipologias apresentadas pelos autores, já que apresentam uma busca para dispor a pluralidade, a composição, temporalidade e heterogeneidade dos saberes, dos conhecimentos e das aptidões profissionais dos docentes.

 

Palavras-Chave: Saberes docentes.  Formação de professores. Saber. Conhecimento

Biografia do Autor

  • Leandro dos Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10