História da Matemática: Um Recurso Metodológico Para a Educação Básica

Autores

  • Rodrigo Bastos Daude Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Leiliane Vieira Lima
  • Marlene Dos Santos Araujo

Resumo

Esse artigo é resultado do trabalho de conclusão da Especialização em Educação Matemática da Universidade Estadual de Goiás, o qual apresenta resultados de um estudo em defesa da História da Matemática como recurso metodológico. Buscamos mostrar que os conhecimentos da História da Matemática são importantes para a aproximação entre a matemática e o aluno. O objetivo inicial é analisar as contribuições para o ensino que essa temática pode exercer sobre o alunado. Pautamos nossa pesquisa em atividade bibliográfica, organizando as informações por meio de fichamentos e resenhas a partir de olhares de autores da área. Chegamos à conclusão de que a História combinada com outros recursos metodológicos pode ser produtiva, seja aliada a conceitos matemáticos ou em textos de curiosidades matemáticas. Contudo, ficou clara a inexistência de materiais que subsidiam o trabalho do professor, cabendo a este ser o protagonista desse processo de inserção da História como um recurso didático.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; História na Educação Matemática.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos Daude, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10