História da Matemática: Um Recurso Metodológico Para a Educação Básica
Resumo
Esse artigo é resultado do trabalho de conclusão da Especialização em Educação Matemática da Universidade Estadual de Goiás, o qual apresenta resultados de um estudo em defesa da História da Matemática como recurso metodológico. Buscamos mostrar que os conhecimentos da História da Matemática são importantes para a aproximação entre a matemática e o aluno. O objetivo inicial é analisar as contribuições para o ensino que essa temática pode exercer sobre o alunado. Pautamos nossa pesquisa em atividade bibliográfica, organizando as informações por meio de fichamentos e resenhas a partir de olhares de autores da área. Chegamos à conclusão de que a História combinada com outros recursos metodológicos pode ser produtiva, seja aliada a conceitos matemáticos ou em textos de curiosidades matemáticas. Contudo, ficou clara a inexistência de materiais que subsidiam o trabalho do professor, cabendo a este ser o protagonista desse processo de inserção da História como um recurso didático.
Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; História na Educação Matemática.