A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Rodrigo Bastos Daude Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Lia Barros Silveira
  • Liliane Oliveira Souza

Resumo

O presente ensaio é resultado do trabalho final do Curso de Especialização em Educação Matemática do Campus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás. Apresenta como tema a Educação de Jovens e Adultos e a Educação matemática. Neste sentido objetivamos demonstrar que é possível através da educação matemática tornar o elo entre aluno/matemática/cotidiano fazer sentido, aproximar a matemática ensinada da vivencia do educando. Através da constatação de alguns problemas torna-se mais fácil compreender o porquê do interesse por essa pesquisa, são fatores como: alto índice de dificuldade na aprendizagem matemática, evasão na EJA de forma geral devido a não existência de um currículo específico para a mesma, a baixa flexibilidade do programa EJA, entre estes problemas. Partindo da hipótese de haver uma forte necessidade de se relacionar a educação matemática com o cotidiano dos educandos e educandas, cheguei seguinte pergunta: Qual a relação existente entre a educação matemática e a EJA? Os instrumentos metodológicos necessários ao movimento desta pesquisa se baseiam em pesquisas bibliográficas e embasamento teórico com forte ligação a corrente fenomenológica a qual visa a compreensão do sentimento humano aliado a sua compreensão de mundo. Podemos afirmar que em sua trajetória histórica o currículo não tem sido utilizado como um instrumento de poder benéfico, mas a proposta que buscamos nesse trabalho é discutir uma forma para que esse instrumento seja reformulado e possa assim servir ao benefício da comunidade escolar de forma libertadora, prestigiadora da cultura enquanto importante parte da formação da subjetividade e perdendo o papel alienador. As formas como a educação matemática na EJA tem buscado melhorias e pode ainda melhorar, uma vez que o conhecimento matemático possibilita a construção da cidadania, busca-se aqui discutir as problemáticas e apontar rumos para a melhoria da educação matemática na EJA.

 

Palavras chave: Currículo; poder; liberdade; cultura; matemática.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos Daude, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10