O Processo de Investigação Matemática na Formação Inicial de Professores Vivenciada por Acadêmicos de Matemática da UEG – Campus Cora Coralina

Autores

  • Marcio da Rocha Silva Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Luciano Feliciano Lima

Resumo

O presente trabalho reflete a formação inicial do professor de matemática, em particular, na disciplina de Metodologia do Ensino Fundamental (MEF) do curso de licenciatura em matemática da UEG Campus Cora Coralina. Para isto, os licenciandos foram convidados a refletir, a planejar e a desenvolver tarefas matemáticas por meio de uma abordagem dialógica e investigativa. O objetivo da pesquisa é refletir, a partir da perspectiva de professores, em formação inicial, sobre potencialidades da abordagem dialógica e investigativa para a sala de aula de matemática. No decorrer da pesquisa foi realizada uma aula investigativa envolvendo um problema aberto sobre alugar ou comprar um imóvel. O material produzido foi analisado à luz da literatura estudada e mostrou os licenciandos participativos no processo investigativo, entendendo que a abordagem investigativa muda o ambiente da sala de aula, observando não apenas os resultados expressados ao final da atividade, mas como se deu este resultado.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; Investigação Matemática; Formação de Professores; Ensino-Aprendizagem; Professor-Reflexivo.

Biografia do Autor

  • Marcio da Rocha Silva, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10