Dificuldades no Ensino/aprendizagem de Operações com Números Inteiros em Turma de EJA no Colégio Estadual Costa e Silva em Mozarlândia – GO.

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Santos Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Luciano Feliciano Lima

Resumo

Este trabalho é um estudo acerca das dificuldades na aprendizagem de operações com Números Inteiros em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Costa e Silva, em Mozarlândia – GO. A pesquisa teve origem após verificar-se que pessoas adultas, que administram seus salários, movimentam conta bancária, compram a prazo e pagam suas contas apresentam dificuldades em efetuar operações com números inteiros, especialmente os negativos. Observou-se a abordagem do tema em dissertações de mestrado e nos PCN. O trabalho relata experiências pedagógicas realizadas na citada turma, usando-se jogos e simulações de transações comerciais para que os alunos vivenciassem na prática como realizar as operações com números inteiros. O resultado foi uma melhor compreensão dos conteúdos verificada na evolução dos acertos na resolução de situações-problema, como também na firmeza com que os mesmos passaram a discutir os resultados, demonstrando segurança nas respostas e nas estratégias utilizadas.

 

Palavras-chave: Números inteiros; Ensino; Aprendizagem; Dificuldades

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio da Silva Santos, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10