IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DO CAMPO, EM ESPECIAL AS EFAs, COMO ELEMENTO A AUXILIAR OS EDUCANDOS E SUAS FAMÍLIAS NA PERMANENCIA NO CAMPO.

Autores

  • Rodrigo Bastos Daude Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
  • Maria Tereza Leite Santana
  • m Dos Santos Araujo

Resumo

O presente trabalho busca apresentar enlaces entre Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática e a Educação do Campo com enfoque a Pedagogia da Alternância. O objetivo é pontuar o que os estudos na área de EM nos contextos da Educação do Campo vêm assinalando como possibilidade didático-pedagógicas para o ensino da Matemática Financeira. A Pedagogia da Alternância é uma proposta voltada a realidade de vida no campo e apresentou-se como uma ótima oportunidade aos filhos/as dos camponeses do Vale do Araguaia. Muitos desafios foram enfrentados pela escola, e propiciar meios para garantir a permanência no campo e fomentar a agricultura familiar é um propósito constante. Tendo em vista a crescente importância da educação financeira como objeto de política pública do século XXI, o presente documento alicerça-se nas contribuições de Paulo Freire sobre Educação, nos fundamentos do Programa Etnomatemática desenvolvido por D`Ambrosio, nas contribuições de vários pesquisadores sobre Educação do Campo.

 

 

Palavras- chaves: Educação Matemática Educação financeira; Pedagogia da alternância; Êxodo rural; Etnomatematica.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos Daude, Universidade Estadual de Goiás Campus Cora Coralina
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Campus Cora Coralina. Mestrado em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias (2014). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2017-11-10