Formação dos Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Não Formal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é discutir alguns conceitos acerca da formação docente do professor de matemática e sua prática educacional dentro dos padrões exigidos para o papel do docente. Diante da necessidade de despertar o interesse dos alunos nas aulas de matemática de forma criativa e contextualizada, destacamos que as aulas formais e teóricas comuns na universidade não oferecem uma formação voltada para as exigências do mercado educacional. Logo, apontam que a educação não formal supre as lacunas deixadas pelas aulas formais na sala, uma vez que permitem novas experiências e troca de conhecimentos em um espaço de aprendizagem diferente. Para que tenham efeito positivo, as aulas precisam de um bom planejamento, por isso a importância de professores serem formadores também nesta perspectiva. As ideias acerca da educação não formal e seus benefícios para professores e alunos devem se expandir, repensadas, assim como todo ideal de mudança no quadro educativo.
Palavras chave: Formação, Docência, Aprendizagem, Educação não formal.