AVALIAÇÃO NAS AULAS DE FUNÇÕES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID E PRÓ-LICENCIATURA DA UEG CÂMPUS CORA CORALINA

Autores

  • LILIAN DE CAMPOS MARINHO
  • RAFAEL JEFERSON OLIVEIRA
  • JÉSSICA ALVES RIBEIRO
  • SARA VIEIRA LAGARES
  • LUCIANO FELICIANO LIMA

Resumo

RESUMO: O presente trabalho faz menção às reflexões realizadas pelo Grupo de Estudo, composto por bolsistas do PIBID e Pró-Licenciatura da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Câmpus Cora Coralina). Descrevem-se, com ele, ações avaliativas de tarefas matemáticas sobre função polinomial do primeiro grau. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas da rede pública de ensino, que comportam as duas turmas pesquisadas: primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. As reflexões se embasam em autores que sugerem um processo de ensino e de aprendizagem em que o aluno é valorizado como sujeito de conhecimento. Como, por exemplo, Freire (1996)que defende uma concepção dialógica de educação com um professor que estimule a curiosidade do aluno para que ele produza seu conhecimento sobre o objeto de estudo. No mesmo sentido, Skovsmose (2000), sugere um cenário investigativo em que o aluno analisa situações problematizadoras, envolvendo-se com as mesmas e buscando possíveis soluções. Mais especificamente em relação à avaliação, nos fundamentamos em autores que a entendem como mais um momento de produção de conhecimento e como um possível condutor de caminhos para o ensino, tais como: Costa (2013), Alves (2006), Cenci (2013), Cunha (2009), Pedrochi Júnior(2012). A partir destes autores visa-se refletir sobre a avaliação na aula de matemática. A produção dos dados foi feita em aulas sobre função polinomial do primeiro grau. A análise, em andamento, evidencia a avaliação como mais um elemento que contribui para que os alunos sejam ativos em seu processo de aprendizagem, além de possibilitar ao professor a reflexão sobre sua prática.

 

Palavras-Chave: Avaliação, aula de matemática, produção de conhecimento.

Publicado

2017-11-10