Educação Matemática e Diversidade: O processo de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto da inclusão

Autores

  • Geraldo Eustáquio MOREIRA

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral contribuir com as investigações sobre a díade inclusão e Matemática, assentada nos preceitos da diversidade. De maneira mais específica, objetivou problematizar o ensino de Matemática para alunos com necessidades educativas especiais (NEE), articulando a Educação Matemática Inclusiva às questões da sala de aula de Matemática; dialogar com os professores que ensinam Matemática sobre a importância do desenvolvimento de didáticas específicas para o ensino e aprendizagem no contexto inclusivo e, ainda, debater as possibilidades e necessidades da inclusão dos alunos com NEE em aulas de Matemática. A temática foi abordada por meio de exposição dialogada, onde os envolvidos fizeram inferências, questionaram e contribuíram para o debate, buscando soluções e estratégias utilizadas rumo ao combate a posturas que não privilegiam a diversidade presente na sala de aula. O embasamento teórico fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural, sobretudo em Vigotsky (1995, 1997, 2001, 2004), e nas teorias da Educação Matemática Inclusiva, principalmente aquelas abordadas por Moreira (2012, 2014a, 2014b, 2015a, 2015b, 2016). Para além disso, a Matemática Crítica teve papel central nos debates a serem realizados (SKOVSMOSE, 1994, 2001a, 2001b, 2007a, 2007b). O campo de debate abarcou todos os participantes
envolvidos: estudantes de Matemática e Pedagogia; professores e investigadores, além de outros interessados. Espera-se que a temática desperte motivação e empenho dos participantes em propagar uma Matemática voltada para a diversidade.
Palavras–chave: Matemática e diversidade. Educação Matemática Inclusiva.
Matemática crítica.

Publicado

2017-11-10