ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO

Autores

  • VANESSA AMÉLIA DA SILVA ROCHA
  • ROSELI ARAUJO BARROS

Resumo

O resumo é decorrente de um trabalho de conclusão de curso, que aborda as concepções dos professores formadores de professores de Matemática sobre a Matemática e seu ensino. O trabalho tem como objetivo analisar para compreender as concepções de professores formadores de professores de Matemática acerca do ensino e aprendizagem matemática na educação básica. Neste, elaboramos um estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras acerca das concepções de Professores que Ensinam Matemática, produzidas no período de 2001 a 2012, realizado a partir do e-book intitulado “Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática (PEM)”, que disponibiliza o mapeamento das pesquisas no referido período. Para delimitarnosso corpus de análise foram estabelecidos os seguintes critérios: (i) no caso da dissertação que fosse advinda do mestrado acadêmico; (ii) assumisse um conceito para concepção e, (iii) realizado na formação inicial, no caso, na licenciatura em matemática. Assim, foram analisados 8 (oito) trabalhos entre teses e dissertações.No entanto, trazemos um recorte do estado da arte apresentando 4(quatro) trabalhos que foram lidos na íntegra, possibilitando a percepção de diversas bases epistemológicas para o estudo de concepções como Ponte, Thompson e Cury. Portanto, a partir da análise das dissertações e teses produzidas no Brasil, percebeu-se uma expressiva literatura dedicada ao tema, no âmbito da formação inicial de professores, mas verificamos que poucos autores definem o termo concepções ou assumem um conceito em sua pesquisa. Também que o termo concepções é empregado por muitos autores como sinônimo de crenças, não existindo um consenso entre eles sobre a diferenciação entre os termos.

Palavras-chave: Formação Inicial. Estado da Arte. Concepções. Licenciatura em Matemática.

Publicado

2017-11-10