HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO MAIS UM ELEMENTO MOTIVADOR PARA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho visa refletir sobre a história na educação matemática, mais especificamente, em relação ao desenvolvimento do conceito de funções e sua utilidade anteriormente e hoje. A história na sala de aula de matemática pode ser mais um elemento para contribuir com o ensino e a aprendizagem dos conteúdos programáticos. Por exemplo, o professor do ensino fundamental e médio pode antecipar possíveis dificuldades dos alunos na aprendizagem de um conceito matemático se souber a respeito das motivações e dificuldades enfrentadas pela humanidade para seu desenvolvimento. Por isso, com este artigo apresenta-se um contexto histórico sobre o desenvolvimento do conceito de funções, buscando elementos que mostrem possíveis necessidades sociais, culturais, políticas dentre outras com e este intuito. Estudar a história do conceito pode minimizar uma abordagem utilitarista sobre as funções, ultrapassando a ideia de função que se associa com uma relação específica como, por exemplo, função afim, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, dentre outras. A história da matemática na sala de aula pode contribuir como um percurso direcionador ao planejamento de tarefas. A reflexão sobre a construção do conceito do objeto de estudo centra-se numa concepção crítica de educação em que se busca um entendimento, por exemplo, sobre o motivo de estudar determinado conteúdo. Nesse sentido, potencializam-se questionamentos do tipo: “em que ou para quem o conhecimento de determinado conteúdo pode servir?”. O presente estudo contribuiu com o planejamento de tarefas sobre função para alunos do ensino médio. Entende-se que trabalhos desse tipo podem motivar o envolvimento dos alunos na aprendizagem da matemática.
Palavras-chave: Educação matemática, História na sala de aula de matemática, Função.