INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: TRABALHANDO A GEOMETRIA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • BRUNA TAÍSA DA SILVA VIEIRA ROCHA
  • LUCIANO FELICIANO DE LIMA

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a abordagem investigativa na aula de matemática a partir da literatura referente a esta temática. Em aulas desse tipo os alunos são entendidos como sujeitos de conhecimento e, por isto mesmo, deles se demanda uma participação ativa no processo de aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi relacionar mudanças no processo de ensino do professor de matemática com tarefas investigativas de acordo Skovsmose (2000). Buscou-se relacionar o ensino de álgebra e geometria em que os alunos buscavam elaborar conjecturas, testá-las e defender suas ideias matematicamente conforme Ponte, Brocardo e Oliveira (2005). A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Em literatura, acredita-se que no lugar de explicar conceitos e exemplos de aplicação seguidos de exercícios de fixação, o professor valoriza o diálogo com os alunos, faz questionamentos, espera que elaborem possíveis soluções para o problema.

 

Palavras-chave: Investigação Matemática; Geometria; Ensino-aprendizagem; Cenário de investigação; Atividades investigativas.

Publicado

2017-11-10