O ENSINO DE POLINÔMIOS A PARTIR DE MATERIAL CONCRETO

Autores

  • Vanessa Amélia da Silva Rocha
  • Ana Carolina Evangelista de Sousa
  • Roseli Araujo Barros

Resumo

O uso do material didático auxilia no desenvolvimento dos diversos conteúdos, atuando na matemática de forma a concretizar conceitos abstratos. Assim, neste minicurso, apresentamos uma proposta de trabalho, envolvendo um conteúdo matemático, referente a operações de polinômios, uma atividade que pode ser desenvolvidas com turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta consiste em um jogo, cuja base é o conceito de área, considerada elementar no ensino de Geometria. Tal atividade busca relacionar o conteúdo, empregando quadrados e retângulos coloridos em exercícios de cálculo algébrico, buscando incorporar as novas informações adquiridas ao conhecimento já existente. A partir da atividade, pretendemos mostrar que o uso do material concreto auxilia no desenvolvimento de diversos conteúdos, atuando na matemática de modo a concretizar os conceitos abstratos. Também procuramos evidenciar, nesta atividade, a importância que o jogo assume na construção de conceitos matemáticos, enfatizando o desenvolvimento de estratégias, as regularidades e as formalizações, como momentos constitutivos do processo de construção do conhecimento matemático. Portanto, o trabalho com jogos na escola apresenta-se, além disso, como possibilidade de investigação, pelo aluno, sobre o modo como se dá o seu próprio processo de construção de conceitos matemáticos.

 

Palavras- chave: Polinômios. Álgebra. Jogos matemáticos. Geometria.

Publicado

2017-11-10