O MAL ESTAR DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar reflexões de um grupo de estudos, viabilizado por meio de uma ação extensionista, sobre o mal estar docente do professor de matemática. As reflexões são presenciais e ocorrem quinzenalmente no Laboratório de Ensino de Matemática da UEG Câmpus Cora Coralina contando com a participação de acadêmicos em formação inicial do curso de licenciatura em matemática. A temática surge a partir de nossa prática com o estágio supervisionado ao ouvir queixas de professores de matemática em relação à resistência de alunos em participar das tarefas sugeridas nas aulas. Isso nos motiva a discutir uma possível superação de práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da matemática em que o professor é o único sujeito de conhecimento e os alunos são considerados como objetos a serem preenchidos por ele. Mais especificamente as reflexões visam compreender possíveis contribuições para a prática do professor de matemática, a partir da formação inicial. Para tanto entendemos ser necessário: i) Compreender a historicidade da formação inicial do professor de matemática; ii) Refletir se as ações pedagógicas dos professores em formação inicial recebem influência da literatura discutida nas aulas da universidade; iii) Sugerir maneiras para minimizar o mal estar docente, a partir do estudo realizado na pesquisa, com reflexões sobre a formação de professores de matemática; iv) Contribuir com possíveis caminhos de superações no fazer pedagógico do professor. Para isto, a metodologia centra-se em atividades em grupo para tratar do mal-estar docente com professores de matemática. Os dados do trabalho serão compostos pelas reflexões dos licenciandos sobre a aula de matemática, pelas produções escritas dos mesmos, na forma de artigo reflexivo sobre a prática.
Palavras-chave: Formação inicial; Mal estar docente; Diálogo.