O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUCAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE INCLUSÃO.
Resumo
O presente trabalho defende o uso das Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC), para o ensino da Matemática para alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental. Dentre tantos recursos tecnológicos disponíveis, defendemos o OVA (objeto virtual de aprendizagem) como um recurso eficaz e auxiliador no ensino de conteúdos matemáticos. A partir desta escolha buscamos investigar as possibilidades em trabalhar com as TIC no ensino de matemática na perspectiva da inclusão, assim como quais são as contribuições do objeto virtual de aprendizagem para o ensino de matemática (operações fundamentais). Com elementos de uma pesquisa participante este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com alunos de inclusão de uma escola pública da cidade de Itauçu-Goiás, onde o OVA foi utilizado e aplicado com estes alunos com o objetivo de ensinar as quatro operações fundamentais de forma dinâmica, prazerosa e contextual. A escolha do conteúdo foi negociada juntamente com as professoras regente e de apoio dos alunos, tendo em vista que estes apresentavam muitas dificuldades no conteúdo em questão. Sabemos que a educação inclusiva vem tendo e recebendo varias modificações no decorre do tempo, pois atualmente pessoas com necessidades especiais vêm ganhando seu espaço na educação, mercado de trabalho e na sociedade em geral, assim, vencendo preconceitos d e tornando cidadão comum, eficiente e ativo. Sendo a educação grande responsável por grande parte do desenvolvimento destes sujeitos, esta vem rompendo e se aprofundando em novos paradigmas.Assim, os professores são responsáveis (parcialmente) pelo processo de ensino desses alunos, devendo buscar novos meios e recursos para contribuírem de forma significativa a aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Palavras-chaves: objeto virtual de aprendizagem, matemática, ensino.