Inventando e Descobrindo nas Aulas de Matemática

Autores

  • Marcos Antonio GONÇALVES JÚNIOR

Resumo

Essa oficina apresenta uma proposta de ensino de matemática, na qual as aulas são estruturadas segundo as estratégias metodológicas “Resolução de Problemas” e “Investigação Matemática”. Nessa proposta de ensino, em que as aulas se iniciam com uma situação problema, buscamos: instigar o livre pensar matemático dos alunos, sua comunicação e o compartilhamento de ideias; fazer com que reflitam e averiguem o seu próprio processo de pensamento, no intuito de desenvolvê-lo; trabalhar a autonomia dos alunos, seja em sua atuação como estudante ou como cidadão. Desse modo, na oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a resolução de uma situação problema, discutir as suas caraterísticas, conhecer resultados obtidos em uma experiência desenvolvida ao longo do ano de 2016, no 6o ano do Ensino Fundamental, e, por fim, discutir a teoria e os conceitos que embasam essa proposta.

Palavras chave: Educação Matemática. Resolução de Problemas. Atividades Investigativas.

 

 

Publicado

2017-11-10