A evasão no ensino superior em uma visão de diagnóstico
Resumo
Resumo: O presente artigo se refere a uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar e avaliar os fatores condicionantes para evasão no ensino superior, em especial o curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Goiás/ Campus Cora Coralina na Cidade de Goiás-Go. Atualmente o preenchimento de vagas nos setores privados e públicos propagouse, no entanto a desistência e o abandono das graduações ocorrem sem medida. Numa perspectiva construtiva e de levantamento de diagnóstico, esta pesquisa contextualiza e investiga a realidade de alguns alunos egressos nesta unidade citada, na busca de dados através de questionamentos, obtendo uma analise a respeito do perfil de futuros professores, suas ansiedades e perspectivas. Apresentamos essa pratica voltada numa reflexão para repensar e contribuir para novos olhares em prol do curso de licenciatura em matemática, visando compreender e consequentemente minimizar a evasão na licenciatura em Matemática do contexto investigado.
Palavras-chave: Evasão, Diagnóstico, Análise e Reflexão.