O Impacto de Campanhas de Conscientização Sobre o Câncer na Rede Social Instagram.

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Resumo

Este estudo investiga o impacto de campanhas de conscientização sobre câncer na rede social Instagram, focando a eficácia das metodologias ativas na educação em saúde. A problematização apresenta a necessidade de estratégias de comunicação interativas para melhorar a compreensão dos fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce do câncer. A hipótese sugere que campanhas bem estruturadas e lúdicas aumentam o engajamento do público. O objetivo geral foi analisar as interações nas campanhas de conscientização, avaliando o alcance e a participação do público. Os resultados revelam variações significativas no engajamento, com algumas campanhas gerando mais interesse e interação do que outras, destacando a importância de adaptações contínuas nas estratégias de comunicação.

Biografia do Autor

  • Talita Aguiar, Columbia University Medical Center

    Biomédica pela Universidade Nove de Julho (2010-2013). Participou do programa PIBIC de Iniciação Científica na Fundação Antônio Prudente (A. C. Camargo Cancer Center), onde desenvolveu projeto relacionado ao melanoma cutâneo. Possui pós-graduação Lato Sensu em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2015). Obteve seu doutorado em oncologia molecular pelo A.C Camargo Cancer Center (2014-2019), com modalidade Doutorado Sanduíche pelo Texas Childrens Hospital (Baylor College of Medicine 2017 - 2018), aonde desenvolveu projeto relacionado aos aspectos genéticos e epigenéticos do tumor embrionário hepatoblastoma. Possui MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS (2021 - 2023).Atuou como pós-doutoranda no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP (2019-2020) e pesquisadora ad hoc Instituto Jô Clemente (2020-2021), com foco em aconselhamento genético nas áreas de oncogenética, deficiência intelectual e triagem neonatal. Em 2020 se mudou para Nova York, para atuar como pesquisadora associada na NYU Langone Health, no departamento de biologia do câncer - tumores urológicos; atualmente é pós-doutoranda no Columbia Center for Translational Immunology - Columbia University Medical Center (2021 - atual), aonde desenvolve projetos relacionados a epigenética e imunologia de tumores pancreáticos e pulmonares em adultos. Professora adjunta na Forddham University na disciplina de PeopleThe Living Environment. Atua também como divulgadora científica no Ciência com Café - Assessoria e Divulgação Científica (2016 - atual) e é responsável pela comunicação e divulgação científica do PUB-NY, Pesquisadores e Universitários Brasileiros em New York que é um grupo sem fins lucrativos criado em 2013 com o principal objetivo de conectar a comunidade científica brasileira da região de New York e New Jersey. Juntamente com a professora Dra.Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, coordena o projeto Cancer School dedicado a pesquisa básica, práticas educativas e divulgação científica sobre mutação e câncer, em andamento na Universidade Estadual de Goiás. Integra o Grupo Mulheres Cientistas em Rede - coletivo que traz como pauta principal a discussão de equidade de gêneros na ciência.

  • Andreia Juliana Caldeira

    Doutora em Agronomia - Área de concentração: Genética e Melhoramento de Plantas (UFG - Brasil), Mestre em Biologia - Área de concentração: Biologia Molecular (UFG - Brasil) e Graduada em Ciências Biológicas (UEG - Brasil). Tem pós-doutorado, em Divulgação Científica (FCUP - Portugal). Ainda mantém a colaboração com a UP/Portugal, como Investigadora externa do CIIMAR da FCUP, Porto/Portugal, onde já co-orientou dois bolsistas no âmbito do Programa Europeu de Bolsas de Avaliação de Risco Alimentar (EU-FORA).É Professora e Pesquisadora na UEG - Instituto Acadêmico de Ciências Biológicas e Saúde, Campus Central/Sede Anápolis (CET), Anápolis/Goiás/Brasil. Na gestão foi Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós Graduação de 2010 a 2011 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas (Campus Central/Sede Anápolis (CET)) de 2004 a 2006. Atualmente é Assessora Acadêmica na Coordenação Institucional de Pesquisa da UEG, em que a atribuição principal é contribuir com as políticas voltadas à Iniciação Científica e discutir políticas de divulgação e popularização de ciências na Universidade. Na pesquisa e extensão, liderou (e lidera) diversos projetos, orientando alunos de graduação, especialização e pós-graduação. É coordenadora do Laboratório de Educação Científica e Popularização das Ciências - (LECpop) (UEG/CET), Anápolis/GO/Brasil). É integrante do Laboratório de Pesquisa em Genética (LPG - ESEFEGO/UEG- Goiânia/GO/Brasil). Atua nas áreas de Genética; Igualdade de gênero na ciência; Educação socioambiental; Saúde e Meio ambiente; Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental do Cerrado. Divulgação e Popularização da Ciência. Gerencia os perfis de divulgação científica: @profa.andreiajuliana (rotina acadêmica); @lecpop (educação científica e popularização das ciências); @cancerschool.oficial (ensino de mutação e câncer - em parceria com Dra. Talita Aguiar); @mulherescientistaemrede (coletivo de Mulheres Cientistas em Rede, que visa fortalecer a participação de mulheres e meninas na ciência) e @popciencia.goias (ciências, tecnologia e inovação no cotidiano do Cerrado).

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Publicado

2025-08-20