O uso da mídia digital whatsApp como ferramenta na aquisição da língua inglesa

Autores

  • Ana Lucia Dantas Marquez UEG - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Aquisição. Habilidade Linguística. Mídia. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho pretende analisar os benefícios trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação. Aqui será discutido o uso dos dispositivos móveis (smartphones) e o aplicativo WhatsApp nas aulas de Inglês do primeiro período de Letras da UEG- Câmpus São Luís de Montes Belos. Neste processo pretende-se utilizar esta mídia digital como facilitadora na aquisição para intensificar a interação, bem como reduzir o distanciamento do contato com a língua estrangeira. O aplicativo exerce uma função pedagógica, pois o seu uso vai para além da sala de aula, a troca de mensagens instantâneas e de fácil leitura. Pode ser considerado um aliado à educação, no caso em especial, a aquisição da Língua Inglesa. (ZARDINI 2015) considera que o aplicativo, além de estreitar os laços entre alunos e professores, torna-se um recurso facilitador para diversificar a forma de aplicar o conteúdo, consegue ainda, manter um contato virtual entre os participantes tornando a aprendizagem um trabalho colaborativo. A intenção do uso desta tecnologia é proporcionar uma relação de reciprocidade imediata entre os membros do grupo, pois as dúvidas surgidas não precisam esperar a próxima aula para serem esclarecidas, com a maior aproximação entre os participantes isso pode ocorrer de forma imediata, até mesmo entre seus pares. Ao oferecer aprendizagem contínua, espera-se que este aplicativo seja um canal facilitador e que esclareça com mais rapidez as dúvidas surgidas. No WhatsApp do grupo são postados links de interesse coletivo, atividades escritas e orais para serem resolvidas, o principal objetivo porém é a utilização do áudio do aplicativo, pois este faz com que os diálogos postados no grupo sejam reproduzidos e analisados posteriormente e consequentemente, ouvindo suas pronúncias os alunos percebam onde estão suas dificuldades e assim buscar soluções. (FINARDI E PORCINO 2013), entendem que o uso de ferramentas da Internet durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira auxilia para o desenvolvimento da habilidade linguística. A falta de proficiência em inglês tem sido um dos maiores obstáculos para os acadêmicos durante o processo de aprendizagem, espera-se então que o uso dessa ferramenta seja o inicio das mudanças para a aquisição da segunda língua.

Downloads

Publicado

2018-05-24