A configuração do gótico em “A queda da casa de Usher”, de Edgar Allan Poe

Autores

  • Débora Beatriz Messias dos Santos
  • Millena Afonso Ribeiro
  • Giselia Rodrigues Dias

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o modo como os três pilares do gótico – o horror, o terror e o medo - se inter-relacionam na composição do conto “A Queda da Casa de Usher” (2017), de Edgar Allan Poe. Além de excepcional contista a quem a força de trabalho ainda hoje é reconhecida e legitimada, mesmo depois de 170 anos de sua morte, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) é igualmente aclamado por sua notoriedade quanto à configuração do gótico. É o modo como o conto em questão investiga as profundezas do subconsciente humano e insere o leitor numa experiência de mal estar generalizado que esta proposta de discussão pretende aprofundar. Para tanto, a metodologia contempla os estudos teórico-críticos de Freud (2011), Piglia (2004), Rossi (2008), Todorov (1980), dentre outros. Há que se sublinhar que, pensar o gótico na contemporaneidade é problematizar as fissuras da sociedade e do sujeito; é também questionar os descompassos na racionalidade da lógica e desnudar, por meio dos laivos de irracionalidade, aquilo que ainda se encontra às margens da própria lucidez.  Nisto reside a principal contribuição e importância deste trabalho.

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Publicado

2019-08-09