Inglês para profissionais da educação no centro de idiomas e a importância das mídias na execução das aulas

Autores

  • Ana Lúcia Dantas Marquez
  • Estela Oliveira Barbosa

Resumo

Este projeto visa oferecer à comunidade de profissionais da educação a oportunidade de enriquecimento cultural através da aprendizagem de uma segunda língua (língua inglesa). A implantação do curso contribui para que tanto professores quanto demais profissionais da educação do município de São Luís de Montes Belos possam aprimorar o conhecimento e o uso da língua inglesa como segunda língua. Hoje o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito para qualquer área profissional, principalmente na educação. Fluência não é só desejável, mas necessária, o melhor jeito de dominar a língua é vivenciar e resolver situações reais, ou seja, transformar uma ideia em realidade. Como referencial teórico serão utilizados LEFFA (2008), HOLDEN (2009) FIGUEIREDO (2002) e REGO (2010). Para tal, pretende-se trabalhar o inglês básico para os profissionais da educação, com a finalidade de desenvolver o domínio da língua inglesa. Assim, dada a importância do inglês no contexto atual, o centro de idiomas torna-se um espaço de oportunidade para o aprimoramento do estudo de língua estrangeira (língua inglesa). Com o intuito de beneficiar professores e demais profissionais da educação da comunidade de São Luís de Montes Belos justifica-se a propositura desta ação. Diferentes metodologias são utilizadas durante as aulas, a tradução quando se faz necessária e em outros momentos o método direto, ou seja, os alunos se comunicam em inglês por meio de gestos, imagens e simulações para o fortalecimento da comunicação. Utiliza-se ainda o método Audiolingual que prioriza a fala e a audição do inglês. Neste método as aulas são ministradas somente na forma oral, reforçando perguntas e respostas, caracterizando um processo de imitação e de repetição. Outro método utilizado é o Sociointeracionista, em que o ensino de inglês se dá através da comunicação entre os alunos, com ênfase em situações reais vivenciadas por eles. A utilização das diferentes metodologias contribui para a formação de um profissional cada vez mais preparado e capaz de agir de forma consciente no ambiente em que está inserido.

Downloads

Publicado

2019-08-12