ESTÁGIO SUPERVIOSNADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA FERRAMENTA MEDIADORA INDIPENSÁVEL
Resumo
O conhecimento teórico é o que aguarda os acadêmicos nos primeiros anos de estudos, isto será parte integrante do processo ensino aprendizagem, porem ao avançar neste processo os acadêmicos chegar-se-á no estágio, que nos cursos de licenciaturas começam na segunda metade das graduações geralmente. O estudo presente tem como objetivo conscientizar sobre a importância do estágio supervisionado no processo de formação profissional do docente na modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA), tanto na fase II, como no ensino médio, o trabalho faz ainda uma abordagem quanto à prática e conhecimento teórico na estrutura do procedimento do estágio do curso de Biologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Não há dúvidas, que o estágio supervisionado atravessa fronteiras indo muito além do exigido. Ele é oportunidade de ampliação do conhecimento, permitindo a evolução do acadêmico, além de ser um instrumento de integração para o estudante, escola e comunidade. Foram utilizados para este trabalho artigos científicos e pesquisa qualitativa, o que permitiu uma compreensão detalhada das opiniões referentes ao tema, à pesquisa qualitativa tem um caráter descritivo para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Quanto à discussão a exigência para o estágio supervisionado esta na LDB- Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação para docentes, no Caderno de Orientação da Pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual (UEG) e Lei 11.788/08 que regula a ação do estágio supervisionado.
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Acadêmico, Professor, EJA.