ALIENAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Resumo
O texto em titulo busca analisar os problemas ambientais causados pela ação humana como poluição da atmosfera, poluição das aguas, poluição sonora e visual, problemas que afetam o solo e resíduos sólidos na cidade, a partir do livro didático de geografia mundo amigo para os anos 2013-2014-2015, aprovado PNLD- Plano Nacional do Livro Didático Mundo Amigo. Para tanto, utilizamos como base de analise o livro didático de geografia das series iniciais do ensino fundamental especificamente 4º ano, tendo como editora Renata Paiva da Ed. SM. Neste sentido, busca-se como proposta metodológica a analise de que não se constituem como documento legal, porém das diretrizes para o trabalho docente. As atividades composta no livro didático esta em forma de alienação, por dar respostas prontas, impossibilitando esses alunos de pensar. O conteúdo não possibilita os alunos colocar-se dentro dele, por ser direto. Tendo como vista os autores: Jose Geraldo Silveira Bueno, Luizana Rocha Miqueis Ferreira da Silva-(2010), que discute a escola sujeita aos determinantes sociais, onde tende possibilitar a relação estabelecida entre a Sociologia e a Educação fundamentada no entendimento nos fatos sociais especializados nos livros didáticos. Já Valle (2008), afirma uma acumulação irregular, mas bem fundados, no contexto critico da analise da forma que a Educação brasileira vem trazendo conhecimento irregular aos alunos através dos livros didáticos no ensino fundamental havendo uma relação desnecessária ao diálogo. Diante disso, observou-se que o livro didático tem grande influencia na aprendizagem do aluno, ele é a base para que possam construir seu conhecimento por si próprio, sem nenhuma forma de alienação, levando em consideração sua realidade social.
Palavras-chave: Ensino Aprendizagem, Bloqueio do Conhecimento, Alienação, Livro Didático.