ANALISANDO O CONCEITO DE GLOBALIZAÇÃO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Anderson Teles de Souza
  • Cláudio Pereira Machado
  • Mateus Soares Cordeiro

Resumo

A proposta deste trabalho é observar como o livro didático apresenta aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, definições e conceitos sobre globalização na contemporaneidade. Tem-se como objeto de estudo o livro de Geografia Vontade de Saber do 9º ano e da editora FTD, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático para os anos de 2014, 2015 e 2016. Nesse sentido, a proposta metodológica abordada está ancorada na análise documental de textos oficiosos que não se constituem como documento legal porém dá diretrizes para o trabalho docente. Os autores que embasarão a análise deste trabalho são: Anthony Giddens (2008) ao tratar questões relacionadas a Cultura e Sociedade, bem como Suemy Yukizaki (2008) quando aborda em seus escritos a relação entre sociedade e indivíduo. Além de Ione Ribeiro Valle (2005) sobre as problematizações frente aos saberes escolares. Conclue-se que a globalização aumentou, de um modo sem precedentes, os contatos entre os povos e os seus valores, ideais e modo de vida, culturas que exerciam alguma influência na sociedade foram perdendo sua essência, e inúmeras práticas e costumes tradicionais se desvalorizaram, em alguns casos, sendo descaracterizados por influência de outras culturas sendo operado pela globalização. No entanto, o livro didático avaliado, busca dialogar com estas questões a partir de questões problematizadoras que envolvem os espaços sociais mundiais e sua relação com a desigualdade. Neste sentido, as discussões sobre tecnologia e contemporaneidade são abordadas no intuito de colocar em foco como a xenofobia por exemplo circulam nesse diálogo entre globalização e sujeito globalizado. Observa-se também uma preocupação com informações cotidianas que envolvem acontecimentos locais e globais no âmbito das tecnologias de informações e comunicações, permitindo aos estudantes a criticidade e a politização no âmbito de suas realidades escolares e não escolares.

 

Palavras-chave: Livro didático. Globalização. Ensino de geografia. Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2019-03-27