ANÁLISE DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO
Resumo
A pesquisa deste texto busca analisar como são abordadas as discussões entorno do conteúdo: elementos cartográficos discutidos no âmbito do livro didático dos 6º ano do Ensino Fundamental, aprovado pelo PNLD – Plano Nacional do Livro Didático, manual do professor especificamente o livro de Melhem Adas e Sergio Adas: expedições geográficas. Nesse sentido a proposta método lógica abordada está ancorada na analise documentos de textos oficiosos que não se constituem como documentos legais, porém das diretrizes para os trabalhos docentes. Para darmos embasamentos teóricos para analise desse trabalho optamos pelos autores Tozoni-Reis: Contribuição Da Sociologia: Educação Para A Compreensão Da Educação Escolar, e Suemy Yukyaki, com Sociedade e o Individuo. Observamos que o ensino da linguagem Cartográfica é um dos fatores importantes assim como aprendemos a ler, contudo também precisamos aprender a ler e nos orientar na linguagem sistêmica que a geografia nos apresenta quando se trata da cartografia escolar. Concluímos que com o conceito de cartografia está relacionado ao cotidiano dos estudantes, uma vez que simples desenho da casa destes e um desenho cartográfico. A cartografia vem sendo entendida como ciência que dedica à representação e a comunicação por meio de mapas. Tais mapas se caracterizam como forma de representação gráfica natural ou social de toda superfície da terra, ou de certa parte. Assim observamos que o livro didático torna o docente mais crítico, pois o livro se relaciona como seu cotidiano.
Palavra chaves: Livros Didáticos, Cartografia, Ensino de Geografia.