DANÇA DE RUA NO BRASIL

Autores

  • Ariany Thabita Mendes
  • Ana Kássia Pereira do Nascimento
  • Wemerson Araújo dos Reis
  • Joyce Adelia Dias

Resumo

O artigo em questão tem a intensão de discutir as implicações da Cultura: “Dança De Rua No Brasil” levando em consideração, sua história e os sujeitos que dela fazem parte, bem como a não aceitação dessa modalidade de dança, como uma dança efetivamente. Para tanto, tem – se como base teórica os autores – VARGAS, S (2005), RECKZIEGEL,A.C. (2004), RIBEIRO,C.C.R. (2006). Neste sentido, o trabalho em tela apoiou – se na pesquisa qualitativa de Minayou (2005) uma vez que a autora evidencia que uma pesquisa sempre se movimenta por uma pergunta. Deste modo, tratando se do histórico da dança de rua, é interessante apontar que ela surgiu nos EUA, em 1929, veio para o Brasil a partir de 1981; onde os dançarinos brasileiros incorporaram novos elementos de dança devido á sua cultura. O primeiro curso de “Dança de Rua No Brasil”, foi criado na cidade de Santos em 1981 pelo coreografo e bailarino Marcelo Cirino, baseando – se em trabalhos práticos e de pesquisa. No Brasil, a dança de rua passou a ser conhecida como Hip Hop, essa cultura é formada pelos seguintes elementos: O rap, o grafite e o break. Conclui se que neste artigo foi possível compreender como a dança de rua deu seus primeiros passos, conquistando seu espaço em diferentes contextos da sociedade e como passou a fazer parte dos concursos de dança no Brasil. Assim vemos que hoje a dança de rua esta presente em todas as formas de representação, seja nas ruas, nas academias, nas escolas, em festivais e nos teatros. Conseguindo atingir seu objetivo de descrever como ela surgiu, evoluiu, se desenvolveu em um panorama geral e como conquistou os palcos dos concursos do Brasil.
Palavras Chaves: Dança de Rua, Preconceito, Movimento.

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Publicado

2019-03-27