DISCUTINDO AS IMPLICAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE TERRA E SEUS ASPECTOS FÍSICOS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Áquila Silva Santiago
  • Deborah Karolyne Izídio Silva
  • Rozane Alonse

Resumo

O texto proposto busca compreender de que forma o livro didático de geografia “expedições geográficas” para os estudantes inseridos no 6º ano do Ensino Fundamental, buscando discutir questões relacionadas à terra: espaços físicos gerais. O livro evidenciado teve como editores principais Melhem Adas e Sergio Adas vinculado à editora Moderna. O livro em questão foi aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, 2014, 2015 e 2016. Nesse sentido a proposta metodológica abordada está ancorada na análise documentar de textos oficiosos que não constituem como documento legal, porém dá diretrizes para o trabalho docente. Com base teórica para a análise desse trabalho de acordo com os autores Tozoni-Reis (2008) que trata de discussões relacionadas à compreensão de educação escolar e Suemy Yukizaki (2005) com a sociedade e o individuo. Observou-se que o livro em questão relata sobre vários aspectos físicos gerais da terra incluindo a forma da terra no seu sistema solar, em movimento e o tempo, a história, a teoria da deriva continental e das placas tectônicas, pautado nas definições e imagens para cada caracterização referida, deixando expostas as apresentações que cada item relacionado além das atividades. Concluímos que, frente ao tema relatado, observou-se que o livro em estudo não está de acordo com uma proposta educativa voltada para a produção do conhecimento por parte do aluno, uma vez que estabelece como proposta de ensino a alienação, não favorecendo o contexto dos sujeitos inseridos no âmbito do ensino de geografia, buscando contribuir para a transformação da aprendizagem do próprio discente, pois mostra de modo um conteúdo implícito e a ausência de ensino de qualidade, a qual necessita rever uma mudança fundamental em geral no intuito de produzir um individuo intelectual.
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Livro Didático, Terra, Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-03-28