EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Leonardo Kalles Lopes Reis
  • Vívia Nunes Martins
  • wynicios Ferreira de Barros

Resumo

O artigo em questão tem a intenção discutir a mobilidade das crianças portadoras de deficiência motora, e sua relação com a escola. Para tanto tem como objeto de estudo Gregoul e Costa (2013). Neste sentido, o trabalho em tela apoiou-se na pesquisa qualitativa de Minayo (2015), uma vez que o autor evidencia que uma pesquisa sempre se movimenta por uma pergunta. Segundo Falkenbach, Ordobás, Machado (2008), a expressão corporal do professor apresentada através de sua postura e atitudes são formas importantes de linguagem, auxiliando o aluno na aquisição de aprendizagem e inclusão. Ressaltam ainda que existe resistência quanto à aceitação do aluno com deficiência pelos alunos da sala, ficando o professor com a incumbência de intermediar o trabalho com todos, não impondo a aceitação do outro, porém, enfatizando que alunos com e sem deficiência são iguais e diferentes, promovendo atividades que necessitem ser realizadas em conjunto propiciando assim o processo de aceitação entre as diferenças e esse processo resulta em aprendizado. Sendo assim, os professores procuram empenhar-se para promoção da inclusão do aluno deficiente com o grupo buscando neutralizar as diferenças apresentadas. Para Eidelwein e Nunes (2010), a educação física escolar abrange uma gama imensa de conteúdos que podem ser abordados e trabalhados tais como socialização, desenvolvimento motor e corporal, interação, cooperação, respeito, valores, entre outros. Cabe ao professor de Educação Física incluir os conceitos acima, além das táticas e técnicas dos esportes, provocando a consolidação da formação crítica e consciente como cidadão. O esporte é um grande aliado do professor, pois, chama a atenção dos alunos através de divulgação por meios de comunicação de massa, da importância de se praticar esportes, e na maioria das vezes, desperta o gosto dos alunos. Grande parte desses alunos tem o primeiro contato com o esporte na escola. Contudo, o professor pode ter em mãos elementos para ministrar uma aula dinâmica, criativa, prazerosa e eficaz. O mesmo poderá adaptá-la de acordo com sua realidade e necessidade, fazendo as intervenções quando necessário para melhor alcançar seus objetivos, podendo o professor de Educação Física ser um diferencial na vida dos alunos no âmbito escolar (EIDELWEIN e NUNES, 2010).
Palavras-chave: Educação Física. Educação. Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2019-03-28