ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL

Autores

  • Guarim Carreiro Varão Filho

Resumo

O conhecimento teórico é o que aguarda os acadêmicos nos primeiros anos de estudos, isto será parte integrante do processo ensino aprendizado, porém ao avançar neste processo, os acadêmicos chegar-se-á no estágio, que nos cursos de licenciaturas, geralmente, começam na metade da graduação. O estudo presente tem como objetivo gerar conscientização da importância do estágio supervisionado no processo de formação profissional do docente, ainda o trabalho permite uma abordagem quanto à prática e conhecimento teórico na vida do aluno de graduação, tendo em vista que o mesmo faz parte do processo avaliativo da disciplina de estágio supervisionado de biologia do ensino médio do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual de Goiás. Estágio é parte complementa na vida de qualquer acadêmico, pois o mesmo contribuirá na sua formação de forma expressiva, permitindo aprimorar o conhecimento, habilidades e caráter, requisitos que podem diferenciar o bom professor, do excelente professor, barreiras impostas pelo mercado competitivo. Nesta etapa estudantil o aluno se depara com experiências reais de vida versos trabalho, podendo demostrar interações entre teoria e pratica. Pra Bianchi et al. (2005) o estágio supervisionado permite uma experiência em que o acadêmico deixa fluir sua criatividade, independência e atitude, ações estas que pode favorecer na sua decisão quanto sua permanência naquilo que escolheu para sua vida profissional. Não há dúvidas, o estágio supervisionado atravessa fronteiras indo muito além do exigido. Ele é oportunidade de ampliação do conhecimento, permitindo a evolução do acadêmico, além de ser um instrumento de integração para o estudante, escola e comunidade. Foram utilizados artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. A pesquisa esta em andamento com o seu término programado para o segundo semestre de 2016. Quanto a discussão, a exigência para o estágio supervisionado esta na LDB- Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação para docentes. Durante o estágio, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem (JANUARIO, 2008). Espera-se que, com isso, que o aluno tenha a opção de incorporar atitudes práticas e adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional. Em resumo, o docente que se qualifica profissionalmente exerce o verdadeiro papel de cidadão dentro do contexto social, possibilitando atuar como agente multiplicador e facilitador de conhecimentos contribuído com a formação de mais cidadãos participativos e espírito crítico, verdadeiro objetivo da Educação Nacional. Segundo Alarcão (1996), o estágio deve ser considerado tão importante como os outros conteúdos curriculares do curso. Infelizmente, os próprios docentes, assim como as Universidades ainda não deram o devido valor à prática da formação do professor.
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Acadêmico, Professor.

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Publicado

2019-03-28