FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Resumo
Faremos algumas sugestões de procedimentos para o ensino de Filosofia da Educação, dentro da perspectiva teórica e metodológica aqui traçada. Os procedimentos de ensino sugeridos não são exclusivos e muito menos exaustivos. São sugestões que estão articuladas com o todo da proposta deste livro. Essa proposta tem um direcionamento e, por isso, necessita de um direcionamento do ensino e da aprendizagem, para que possa atingir os seus fins. Com isso, não queremos dizer que o professor deverá obrigar o educando a aceitar as afirmações que estão aqui expostas. O que importa é que o professor, junto com os alunos, parta da prática social vivida para, através do estudo e reflexão, chegar a um patamar crítico de compreensão dessa prática social. Dentro dessa perspectiva, sugerimos que parte das aulas de Filosofiada Educação se constitua de exposições feitas pelo professor. Exposições que deverão ser de boa qualidade, o que quer dizer consistentes, claras, coerentes, motivadoras etc. Essas exposições poderão ser feitas sob a modalidade de "aulas expositivas", propriamente ditas, ou sob a forma de "complementação" de estudos de grupo, adequada e metodologicamente dirigida. Todavia, é importante que o professor exerça um papel relevante no processo de apropriação da cultura elaborada pelos alunos. Um segundo procedimento, articulado com o anterior, é o estudo dos capítulos deste livro com orientação do professor, no sentido de apropriar-se dos seus conteúdos de uma forma crítica. Ao levar em frente os procedimentos de ensino sugeridos, o professor terá a responsabilidade da orientação dos estudos. Por isso, deverá expor conteúdos e, quando necessário, orientar o estudo e a leitura dos alunos, estimular e participar do debate das idéias realizado pelos alunos. Cada conjunto de horas de aula, num determinado dia da semana, poderá ser dividido entre duas ou três destas sugestões. Por exemplo, um período para exposição e outro para seminário sobre o livro que está sendo lido; ou uma parte da aula para a discussão em grupo de um determinado capítulo deste livro, seguido de debate com o professor, concluindo com os esclarecimentos que se fizerem necessários. Ou ainda: estudo de um dos textos sugeridos na bibliografia complementar de cada capítulo.
Palavra chave: Educação, Escola, sociedade.