LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO ALUNO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO E SEUS CONFLITOS: UMA ANÁLISE

Autores

  • Gismar Miranda Paulo
  • Laurene Santos de Paivas
  • Nayhra Cristina Siqueira dos Santos

Resumo

Resumo: A proposta deste trabalho é fazer uma análise do livro didático Projeto Araribá: Geografia sobre “A globalização e seus conflitos” buscando problematizar os conceitos e as finalidades abordadas no mesmo. Busca-se trabalhar com o livro didático do 9º ano do ensino fundamental Projeto Araribá: Geografia da Editora moderna, aprovado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para ser usado nos anos 2011, 2012 e 2013. Têm-se como parâmetros de analise os seguintes tópicos: adequação da linguagem, nomenclatura, linhas de abordagem, figuras, o nível das atividades propostas e a função social do ensino de Globalização. Estes foram escolhidos em função pratica docente, para que não haja prejuízos no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, a proposta metodológica abordada está ancorada na análise documental de textos oficiosos – que não constituem como documento legal, porém dá diretrizes para o trabalho docente. Tem-se como principais autores, Maria Amália de Almeida Cunha (2010); Viviani Poyer (2007). Após a análise, pouco se observou mudanças em relação aos aspectos analisados, demonstrando que não houve redução na qualidade do conteúdo proposto. Muito ainda está por construir na política de livros didáticos, que precisa ser dialógica com as escolas, em virtude da dinâmica interna, rotina, dificuldades e cultura própria dessas instituições. Apontamos a necessidade de políticas educacionais de formação de professores das series iniciais voltadas a contraposição dos fundamentos da razão moderna ocidental, e a construção de livros didáticos fundados na duvida do sujeito e não no corte do objeto que fundamenta o corte da razão e as práticas disciplinares pelo professor.
Palavras-Chave: Livro didático, Ensino de Geografia, Globalização, função social, docente.

Downloads

Publicado

2019-03-28