PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS
Resumo
Resumo: O artigo em questão tem a intenção de discutir as implicações do atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando as diferenças individuais tornando possível sua integração na sociedade. Tais discussões se baseiam em autores como: Duarte (1995), Werner (1995). Neste sentido, e trabalho em tela apoiou-se na pesquisa qualitativa de Minayo (2005) uma vez que a autora vidência que uma pesquisa sempre movimenta por uma pergunta. A Educação Física adaptada é um conjunto de atividades ou tarefas que idealiza a realidade da educação escolar, visando à ampliação de um portador de necessidades especiais, estimulando a autonomia do aluno e eliminando barreiras arquitetônicas. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades será de extrema importância, pois e fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos e entre tantos fatores. O papel da família e muito importante para essas pessoas com necessidades especiais o incentivo e a presença ajuda e fortalece sua vontade de vencer as barreiras da vida. No esporte adaptado, diversas modalidades fazem uso de sistema de classificação, desenvolvido especialmente para a modalidade esportiva. A classificação visa a organizar os atletas em classes para que possam competir em condições de qualidade funcional, consequentemente a competição se torna mais justa., dando a eles oportunidades de possuir um comprometimento significativo na modalidade de ter um espaço garantido na pratica da modalidade em nível competitivo , tendo como beneficio: agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física e melhora das condições organo –funcional (aparelho circulatório, digestório, reprodutor excretor), velocidade, e ritmo.
Palavras Chaves: Deficiência, Educação Física, Incentivo, Professor.