PROBLEMAS AMBIÊNTAIS URBANOS
Resumo
RESUMO: A proposta deste trabalho constitui-se na análise dos problemas ambientais urbanos, abordados no livro de Geografia do 2º ano do ensino médio, editora LEYA 2013 aprovado pelo PNLD (Plano nacional do Livro Didático) para os anos de 2015,2016,2017, vale ressaltar que o livro analisado é o exemplar do aluno. Busca se trabalhar com o livro didático de geografia para os estudantes do 2º ano do ensino médio abordando todas as discussões sobre os principais problemas ambientais que estão relacionados a poluição da água, do solo, do ar, enchentes, deslizamentos de terra, poluição sonora e visual, impactos sobre a flora e fauna. Em seguida serão analisados diferentes pontos de vista sobre a sustentabilidade socioambiental urbana e sobre a flora e fauna. Neste sentido a proposta metodológica abordada está ancorada na análise documental de textos oficiosos que não se constituem como legal, porém dá diretrizes para o trabalho docente os principais autores são: GUIDDENS 2008 que aborda cultura e sociedade, e YUKEZAKI 2005, a sociedade e o indivíduo, pautando questões para discussões tornando o estudante crítico. Observamos os problemas ambientais urbanos, e eles são decorrentes de ações anteriores do homem, em relação do deslizamento no morro do Bumba em 2010 foi ocasionado devido as casas terem sido construídas em cima de um lixão e o gás metano gerou a explosão e consequentemente a explosão. E interessante ressaltar que o livro didático está preocupado com a criticidade do aluno e aborda questões ‘’pesquise em jornais revistas casos de deslizamento de terra que tenha acontecido em outros lugares do Brasil. Procure saber as causas dos deslizamentos e suas consequências’’ O livro vai de encontro aos conceitos de GUIDDENS (2008) uma vez que para o autor cultura se refere as formas de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro, um sistema de Inter relações que conecta os seres vivos uns aos ouros. E ao livro apresenta cultura como a segregação social e as divisões, formas de poluição articulando com as questões ambientais.
PALAVRAS CHAVE: Livro didático, Ensino médio, Desigualdade social, Desequilíbrios e Sociedade