PRODUÇÃO DE SUJEITO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO: PRÁTICAS QUE SE CONSTITUEM
Resumo
Resumo: A discussão central deste trabalho é analisar como o livro didático geografia leitura e interação atua, bem como problematizar atmosfera terrestre e a importância para a existência de vida na terra. Tal análise tem como objeto de estudo o livro do 1° ano do Ensino Médio, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, para os anos de 2015, 2016 e 2017. Neste sentido, a proposta metodológica abordada está ancorada na análise documental de textos oficiosos que não se constituem documento legal (lei propriamente dito), mas tem como base atuar como um instrumento pedagógico no trabalho docente. Interessante ressaltar que os autores responsáveis pela organização são: José Geraldo Bueno, Luizana Silveira Rocha da Silva e Ione Ribeiro Valle, publicado em 2010. Conclui-se que neste capitulo, iniciou-se o estudo sobre atmosfera terrestre, e viu-se que a massa gasosa que envolve que envolve a terra teve papel fundamental para a origem da vida e a transformação de todas as formas da vida, tanto no passado geológico como no tempo presente. Entre as diversas camadas que compõem atmosfera, destacando a troposfera, camada inferior onde se concentra a maior parte dos gases, o oxigênio e o vapor de água. Observou também que os elementos ou atributos climáticos a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica que caracterizam os diferentes tipos climáticos do Brasil e do mundo. Entretanto, foi comentado sobre diferentes fatores que interferem nas dinâmicas da baixa atmosfera e, nos tipos de clima tornando mais úmido ou mais seco, ou mais frio ou mais quente.
Palavras-Chave: Material Didático, Ensino de Geografia, Atmosfera Terrestre. Produção do Sujeito-aluno.