O estágio supervisionado no processo de elucidação da práxis docente: Relato de Experiência
Resumo
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB (Lei nº9394/96), o estágio supervisionado é obrigatório nos cursos de licenciatura, pois este é considerado uma atividade de consolidação do caráter do ser docente. O Estágio no Ensino Fundamental fase II, constitui-se um importante instrumento de conhecimento e de interação para o acadêmico na realidade social, e na sua profissionalização. Além de fortalecer a relação Práxis, teórica e prática quando baseado no princípio metodológico, vem possibilitar o desenvolvimento e a competência do profissional, quer na vida acadêmica ou pessoal. Sendo o estágio um período crucial na formação, pois o licenciando se torna professor adquirindo experiências na realidade da sala de aula. Esta comunicação objetiva destacar e discutir passos elementares que possibilitam o desenvolvimento e as potencialidades do futuro docente durante sua formação prática no estágio curricular. Metodologia, para tanto existe passos definidos a seguir como: fases de Observação, Semirregência, Regência, Projetam de intervenção, realizado em instituições de ensino público. Durante o período do estágio, cabe ao universitário fazer um levantamento estrutural e funcional da escola. O mesmo possibilita vivenciar experiências, produzir reflexão e edificar a identidade na formação docente, tendo um olhar crítico de ensino e aprendizagem. Sendo um momento de transição de aluno para professor. A Semirregência caracteriza como uma etapa preparatória que dá oportunidade de se aprofundar nos fazeres docentes, de auxiliar em atividades tais como: planejamento de aulas, na correção e visto de avaliações, na confecção de trabalhos realizados pelos alunos, na elaboração e aplicação de atividades de fixação relativas aos conteúdos ministrados, preenchimento de diários de classe, sob a supervisão do professor regente. Já a Regência despertará o estagiário para suas habilidades na sala de aula, levando elucidação da práxis, teoria e praticabilidade do que aprendeu na universidade, mostrando a sua criatividade para planejar as aulas e na excussão da mesma, tendo uma aproximação maior com a realidade profissional de um professor. Resultados, Podendo conhecer alunos de características e personalidades distintas que se propuseram com uma só finalidade a aprendizagem. O Projeto de Intervenção tem como propósito aprimorar os conhecimentos dos alunos, acerca de um determinado tema escolhido entre a equipe pedagógica da escola e estagiário que venha de encontro com as reais necessidades dos alunos. No transcorrer do estágio é possível entender plenamente as funções pedagógicas, tomando aquisição do papel de educador, sendo primordial como compartilhar ensinamentos com qualidades, perscrutado com foco e determinação na confecção de metodologias eficazes para a evolução e progresso de diversas habilidades para público específico. Contribuição literária consultada. LIBÂNEO, 1994. LIMA, 2001. PIMENTA, 2004.
Palavras-chave: Caráter Docente; Licenciatura; Práxis.