Os modelos mentais de Philip Johnson-Laird, representados em uma maquete sobre poluição e contaminação da água para o ensino de Ciências
Resumo
É possível analisar diversos modelos mentais, e reformular ideias a partir de uma única permissa, podendo assim então recriar novos modelos mentais. Fazendo um estudo da teoria “Mental Models” criada por Philip Johnson-Laird (1983), entende-se que é possível subsidiar o ensino de Ciências tendo em vista uma possibilidade de captura de uma imagem comum fornecida pela representação oferecida por uma maquete. Pode-se inferir que, existem três formas de modelos mentais criados por Laird: Representações proposicionais, Modelos mentais e imagens. O primeiro é representado em cadeias de símbolos, correspondentes a linguagem natural, no entanto o segundo é visto de forma análoga estruturais de um ser maior, o mundo, e já o terceiro são correlatos perceptivos de um modelo particular, sobre o ponto de vista do indivíduo que o analisou e reformulou. Dado o exposto, a representação em maquete da realidade do Rio Ribeirão Funil em Porangatu Goiás, poderá levar o aluno a criar um conhecimento novo, e assim extrair uma conclusão. Em virtude do que foi mencionado, o uso de maquete para o ensino de Ciências, proposto por um grupo de acadêmicos revela que é a partir da permissa que a água e o meio ambiente serão reconhecidos como bens preciosos e de uso comum.
Palavra-Chave: Modelos Mentais, Poluição e contaminação, Preservação. Ensino de Ciências