O kahoot e o geogebra como objetos de aprendizagem
Resumo
Os objetos de aprendizagem são ferramentas auxiliares que contribuem na atividade do professor, pois são facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Eles são ambientes virtuais e são disponibilizados em plataformas da internet. Este trabalho objetiva apresentar dois objetos de aprendizagem e as vantagens de sua utilização na escola: o Kahoot e o Geogebra. Como metodologia de pesquisa foram utilizadas as notas de aula e pesquisas produzidas na disciplina de Tecnologias e Mídias em Educação Matemática cursada no primeiro semestre do ano de 2024 na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. Como objeto de aprendizagem o Kahoot é um ambiente que simula jogos de competição. Essa ferramenta digital gera muito interesse entre os alunos e uma competitividade saudável, além de familiarização com os conceitos desenvolvidos em sala de aula. Com isso, possibilita atingir patamares mais elevados de aprendizagem. No ambiente virtual Kahoot o professor pode montar jogos e inserir alternativas com seleção de verdadeiro ou falso ou compor a atividade com multialternativas. O professor pode atribuir diferentes tempos para cada questão e variar a pontuação para cada resposta correta. O Kahoot é um objeto de aprendizagem que pode ser utilizado em qualquer componente curricular. Outro objeto de aprendizagem muito relevante é o Geogebra. Ele é um software gratuito e pode ser baixado em qualquer aparelho celular e utilizado off-line. É um ambiente voltado para a matemática e que possibilita ao professor e aos alunos criarem gráficos bidimensionais e tridimensionais e com basicamente qualquer fórmula e expressão matemática. Ele pode ser utilizado tanto em aulas, apresentações e até mesmo em trabalhos diários. Outra possibilidade de exploração de objeto de conhecimento no Geogebra são os recursos para o trabalho com geometria. É indiscutível as facilidades que os ambientes virtuais enquanto objetos de aprendizagem proporcionam no ensino de matemática e quando bem utilizados, se tornam ferramentas extremamente úteis tanto para o professor quanto para o aluno, além de suas facilidades e alta flexibilidade em aulas e projetos, proporcionando uma grande quantidade de aplicações.
Palavras-chaves: objetos de aprendizagem; Kahoot; Geogebra.