LINGUAGEM, CIÊNCIA E SOCIEDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO: ESCRITA E LEITURA NA UNIVERSIDADE”
Palavras-chave:
Práticas de letramento, Gêneros discursivos, Cultura acadêmica, Formação profissional e científica, Extensão universitáriaResumo
O objetivo deste estudo é o de apresentar algumas reflexões relacionadas à realização do projeto extensionista “Práticas de letramento acadêmico: escrita e leitura na universidade”, efetivado no ano de 2024 no Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás. A iniciativa tem o propósito de elucidar o funcionamento da língua portuguesa, principalmente, no que se refere ao estilo, à construção composicional, aos modos de escrita e as formas de leitura de gêneros discursivos das esferas científica e educacional. A partir de uma abordagem interacionista de linguagem, a metodologia utilizada conta com reuniões, expositivas e dialogadas, com foco no desenvolvimento de material didático e planejamento e execução de minicursos sobre leitura e produção escrita. Em todos os encontros, realizamos a exposição de um tema, de ordem textual, gramatical, científica, argumentativa e social, e após isso desenvolvemos os minicursos aplicados aos participantes do projeto. Desse modo, a iniciativa busca dar suporte e potencializar as práticas de escrita, argumentação, síntese, desenvolvimento textual e leitura dos participantes, da comunidade interna e da comunidade externa à UEG, contribuindo com o letramento acadêmico destes sujeitos.