A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma experiência entre o ensino, a pesquisa e a extensão
Resumo
Esse resumo sintetiza as ações de um projeto de extensão, que surgiu do resultado de uma pesquisa, que foi suscitada pela experiência do estágio supervisionado. A proposta da ação extensionista teve como tema central a aprendizagem significativa, segundo a teoria de David Ausubel. O projeto de extensão está vinculado a PrE – Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG, intitulado “Conhecendo a aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel”. A escolha do tema do projeto partiu da realidade do estágio supervisionado em Educação Infantil e em um Projeto de Pesquisa que gerou o Trabalho Final de Curso de uma acadêmica de Pedagogia da UnU de São Luís de Montes Belos. Desta forma gerando um produto acadêmico da ação que foi o Manual Didático-Pedagógico da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Intencionou-se também a publicação de um livro sobre a temática, que se encontra em prelo. Apesar da teoria de Ausubel não ser recente, a discussão em Goiás e na UEG, ainda é sutil. Isso foi constatado pelo estudo do Estado da Arte. A relevância maior dessa proposta se fez pela conscientização por parte, inicialmente da professora orientadora dessa ação e dos acadêmicos envolvidos e posteriormente de todos os que tiverem contato com as reflexões deste trabalho. Há necessidade da mudança na postura didático-metodológica do professor e na compreensão dos fatores relativos ao processo de aprendizagem significativa, segundo a teoria de Ausubel. Esses conceitos estão previstos nos documentos legais da educação brasileira. O projeto tinha como meta dialogar sobre a teoria da aprendizagem significativa com no mínimo 100 pessoas e, entregar o Manual Didático para todos. O grupo é composto por quatro acadêmicas e uma egressa envolvida, os quais fazem parte também do grupo de pesquisa da coordenadora deste projeto. Já foram realizados quatro encontros sendo que o primeiro foi no mês de janeiro, na cidade de Paraúna, para 120 professores, da rede pública municipal. Foi durante a semana de planejamento e após a palestra de duas horas, foi entregue a cada participante o manual. O segundo encontro foi no mês de maio, em Goiânia, para 10 acadêmicos do Curso de Pedagogia, da ALFA, durante o evento do Curso. A roda de conversa durou uma hora e meia e posteriormente também foi entregue o manual. O terceiro foi na cidade de Ceres, em junho, no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. No evento houve a apresentação do banner e da comunicação oral, momento que foi entregue o manual a quem estava presente. O quarto foi na participação no VI Serex – Seminário Regional de Extensão da Região Centro- Oeste, que ocorreu em agosto, em Dourados-MS. Nesse evento apresentou-se a teoria em forma de comunicação oral e entregue os manuais aos presentes. Aproveitou-se um momento do evento para entregar o manual a todos os participantes presentes no auditório da UFGD. Prospecta-se apresentar a teoria de Ausubel e entregar o manual para os docentes da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da UEG, no mês no novembro.