A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma experiência entre o ensino, a pesquisa e a extensão

Autores

  • Andréa Kochhann Machado Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG
  • Elenaice Silva de Paula Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Naiara Gomes de Sousa Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

Resumo

Esse resumo sintetiza as ações de um projeto de extensão, que surgiu do resultado de uma pesquisa, que foi suscitada pela experiência do estágio supervisionado. A proposta da ação extensionista teve como tema central a aprendizagem significativa, segundo a teoria de David Ausubel. O projeto de extensão está vinculado a PrE – Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG, intitulado “Conhecendo a aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel”. A escolha do tema do projeto partiu da realidade do estágio supervisionado em Educação Infantil e em um Projeto de Pesquisa que gerou o Trabalho Final de Curso de uma acadêmica de Pedagogia da UnU de São Luís de Montes Belos. Desta forma gerando um produto acadêmico da ação que foi o Manual Didático-Pedagógico da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Intencionou-se também a publicação de um livro sobre a temática, que se encontra em prelo. Apesar da teoria de Ausubel não ser recente, a discussão em Goiás e na UEG, ainda é sutil. Isso foi constatado pelo estudo do Estado da Arte. A relevância maior dessa proposta se fez pela conscientização por parte, inicialmente da professora orientadora dessa ação e dos acadêmicos envolvidos e posteriormente de todos os que tiverem contato com as reflexões deste trabalho. Há necessidade da mudança na postura didático-metodológica do professor e na compreensão dos fatores relativos ao processo de aprendizagem significativa, segundo a teoria de Ausubel. Esses conceitos estão previstos nos documentos legais da educação brasileira. O projeto tinha como meta dialogar sobre a teoria da aprendizagem significativa com no mínimo 100 pessoas e, entregar o Manual Didático para todos. O grupo é composto por quatro acadêmicas e uma egressa envolvida, os quais fazem parte também do grupo de pesquisa da coordenadora deste projeto. Já foram realizados quatro encontros sendo que o primeiro foi no mês de janeiro, na cidade de Paraúna, para 120 professores, da rede pública municipal. Foi durante a semana de planejamento e após a palestra de duas horas, foi entregue a cada participante o manual. O segundo encontro foi no mês de maio, em Goiânia, para 10 acadêmicos do Curso de Pedagogia, da ALFA, durante o evento do Curso. A roda de conversa durou uma hora e meia e posteriormente também foi entregue o manual. O terceiro foi na cidade de Ceres, em junho, no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. No evento houve a apresentação do banner e da comunicação oral, momento que foi entregue o manual a quem estava presente. O quarto foi na participação no VI Serex – Seminário Regional de Extensão da Região Centro- Oeste, que ocorreu em agosto, em Dourados-MS. Nesse evento apresentou-se a teoria em forma de comunicação oral e entregue os manuais aos presentes. Aproveitou-se um momento do evento para entregar o manual a todos os participantes presentes no auditório da UFGD. Prospecta-se apresentar a teoria de Ausubel e entregar o manual para os docentes da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da UEG, no mês no novembro.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann Machado, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG

    Docente, UEG, Mestre em Educação, Pedagoga

    Gerente de Extensão 

  • Elenaice Silva de Paula, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do Curso de Pedagogia

  • Naiara Gomes de Sousa, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmica do Curso de Pedagogia

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Publicado

2014-07-03