BRINCANDO COM A LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ana Lucia Dantas Marquez Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Dinei Alves de Matos Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Érika Aparecida Barbosa Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Sarak Arantes a Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Talyta Daniel Rodrigues Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

Resumo

 O presente projeto buscou trabalhar e desenvolver as habilidades de Compreensão auditiva e conversação na Língua Inglesa com crianças nos primeiros anos da educação infantil, ou seja, ainda não alfabetizadas formalmente na língua materna. Aproveitou-se a abertura que as crianças têm na primeira infância para o conhecimento, sua receptividade ao novo e às descobertas. Na criança o processo de aquisição acontece mais facilmente, pois ela tem como aliados a espontaneidade, não se prendem às regras gramaticais e o mais importante não tem medo de errar. Foram elaboradas atividades com intuito de apresentar a Língua Inglesa às crianças através de músicas, brincadeiras, histórias, jogos e vídeos, criando assim um ambiente de aprendizagem lúdico que proporcionou um aprendizado mais prazeroso. A grande relevância neste projeto foi sua dupla contribuição: a primeira em relação ao atendimento à comunidade escolar do CMEI Nossa Senhora Aparecida que teve a oportunidade de um contato mais próximo com o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa, a segunda foi pelo trabalho executado pelos acadêmicos do curso de letras, pois estes, como colaboradores do projeto, passaram por constantes atividades de aperfeiçoamento na referida língua. O projeto foi executado em dois espaços: na Unidade da UEG de São Luís de Montes Belos e no CMEI Nossa Senhora Aparecida. Os acadêmicos envolvidos no projeto realizavam encontros semanais, na unidade, para estudos e confecção dos materiais que eram utilizados nas atividades com as crianças. No CMEI foram realizados encontros semanais no período vespertino com duração de 2 horas, divididos em 1 hora com as crianças de 2 a 3 anos e 1 hora com as crianças de 3 a 5 anos. O projeto foi bem recebido pela comunidade, principalmente pelos pais, pois estes estão se preocupando com o futuro profissional de seus filhos cada vez mais cedo, a busca pelo ensino de língua estrangeira para crianças é uma realidade no Brasil, a cada ano observa-se uma crescente oferta de cursos de inglês para crianças, tanto em escolas de Educação Infantil, quanto em centros de idiomas. Desta forma, foi possível ver a contribuição para o desenvolvimento intelectual e o início da inclusão dessas crianças em nossa sociedade globalizada, que utiliza o inglês como uma segunda língua de acesso a determinados bens sociais e de cultura produzidos na sociedade. Sendo possível ainda, contribuir com o processo de formação da aprendizagem dos futuros profissionais na área de língua estrangeira que poderão aproveitar futuramente as experiências vividas no projeto executando-as quando forem ministrar suas aulas.

 

Palavras-chave: crianças, formação, habilidade e língua estrangeira

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Dantas Marquez, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Pós-graduada em Docência do Ensino Superior – Universidade Gama Filho. Docente do Ensino Superior- UEG

  • Dinei Alves de Matos, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmico do 4º ano do curso de Letras da UEG - UnU de São Luís de Montes Belos

  • Érika Aparecida Barbosa, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do 4º ano do curso de Letras da UEG - UnU de São Luís de Montes Belos

  • Sarak Arantes a Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do 4º ano do curso de Letras da UEG - UnU de São Luís de Montes Belos.

  • Talyta Daniel Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmica do 4º ano do curso de Letras da UEG - UnU de São Luís de Montes Belos

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Publicado

2014-07-03