REVISTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA EM PEDAGOGIA
Resumo
A REVISTA PEDAGÓGICA: uma análise sociológica em Pedagogia é uma iniciativa embasada no PDI – Projeto Desenvolvimento Institucional e do PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia que discute a indissociabilidade pesquisa-ensino-extensão da academia, com o vínculo interdisciplinar, pois interage cinco disciplinas do 1º ano de Pedagogia (Teoria Social, Educação e Estado; Prática Pedagógica; Leitura, Interpretação e Produção Textual; Mídias e Educação e Arte e Educação), que tem em sua matriz o eixo temático: Educação, Estado e Sociedade. Bem como atividades de pesquisa, devido a elaboração de textos acadêmicos, críticos e reflexivos e também entrevistas e por fim a extensão com o lançamento e divulgação da revista nas cidades em que os alunos- autores residem, com palestras nas escolas e entrega da revista ao coordenador. A temática das revistas referem-se a questões sociológicas, visto que, cada grupo tem em média 5 acadêmicos que escolhem uma temática para pesquisar. A revista terá um escopo semelhante às de outras revistas de veiculação social, apresentando manchetes, corpo editorial, textos científicos, artigos de opinião, entrevistas, charges, cruzadinhas, receitas, dicas e fofocas ou noticiários veiculados em mídias. O principal objetivo é efetivar a práxis acadêmica, mantendo a relação teoria, pratica e a indissociabilidade, ensino-pesquisa-extensão, levando a compreensão os acadêmicos, a compreender as questões sociológicas que são intrínsecas à educação. Bem como, o entendimento acerca da necessidade de se agregar aos seus componentes curriculares a extensão, prática que no campo universitário faz-se de suma importância. Ao trabalhá-la o discente tem acesso ao entendimento das dimensões da formação em Pedagogia, ou seja, o pedagogo gestor, docente e pesquisador. Far-se-á preciso abordar e trabalhar tais temáticas, uma vez que o ensino ao passo que é intitulado de cima para baixo com modelo a se seguir, propõe ao docente o trabalho com temas transdiciplinares, e logo o aborde temas transversais. Além do currículo já fixado deve haver ainda espaço para demais momentâneos, de repercussão e ou necessidade na sociedade, buscando-se assim um ensino de maior amplitude e qualidade, ou seja, a junção entre qualitativo e quantitativo. Pois que, o pedagogo ao trabalhar essa temática proposta na Revista Pedagógica, terá maior visão crítica acerca do trabalho, sendo ele inter e transdisciplinar em sua pratica, podendo ser ela, docente, gestatória ou em pesquisa. Ao passo que, a extensão dá suporte ao mesmo para compreender como e porque não podemos nos ater a mera fragmentação do ensino. Ao concluir esta primeira edição do projeto de extensão foram confeccionadas 4 revistas, com os seguintes títulos: PLANETA BOLA; SAÚDE E BELEZA; O SOM DA LIBERDADE e AS FACES DA VIOLÊNCIA. A primeira etapa do projeto, sendo elas: formação do grupo editorial; escolha do tema, elaboração da revista e o Lançamento da mesma, que ocorreram na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de São Luís de Montes Belos, em junho de 2012. A segunda etapa correspondeu: a correção da revista, e a visita às escolas selecionadas. Avaliamos de forma positiva a primeira experiência, uma vez que é perceptível o crescimento de todos/as acadêmicos/as envolvidos nesse projeto extensionista.
Palavras- chave: extensão, interdisciplinaridade, questões sociais