CINEMA E INFÂNCIA - A EDUCAÇÃO DO OLHAR
Resumo
A Pesquisa Educação e Governo da Infância: procedimentos estéticos e éticos no cinema visa compreender a importância que tem o cinema na escola, a contribuição que ele traz para a educação da infância visando entender também as dimensões estéticas e éticas nos procedimentos do cinema. Objetiva desenvolver estudos e análises de filmes na tentativa de se perceber as formas de governo da infância (Foucault, 2008) e suas vicissitudes presentes no cinema. Tratar as concepções de infância e as práticas educativas presentes no discurso cinematográfico, a partir do conceito de governo da conduta infância possibilita uma abordagem dos procedimentos éticos e estéticos presente na filmografia, que dê conta de analisar tanto os aspectos negativos como positivos das práticas educacionais recortadas pelo olhar dos produtores e diretores das produções cinematográficas. Metodologia: Levantamento bibliográfico, leitura e fichamento, reuniões periódicas entre coordenação e os bolsistas. Participação semanal nos Encontros de Formação, junto com os Bolsistas do Projeto de iniciação à docência (PIBID), que tem a mesma temática do projeto de pesquisa e é coordenado pela mesma professora; elaboração de relatórios parciais e finais; produção de artigos científicos; organização e realização de seminários para socialização dos resultados. Os temas estudados, fichados e debatidos em um ano de realização da pesquisa foram: História do Cinema no Mundo e no Brasil, Cinema Docência e Educação Estética, entre outros. O plano de I.C. esta voltado para o tema da educação estética da criança, por meio do cinema. O estudo de uma educação do olhar da criança e do adolescente a partir da estética do cinema tem importância, em si mesmo, devido sua natureza polissêmica, cultural, econômica e política do cinema. Torna-se ainda mais importante diante da diversidade de problemas que fazem da escola palco de conflitos, violência, indisciplina, Bullying, autoritarismo institucional e uso de drogas. O cinema com sua linguagem possibilita outros modos de ver a vida e o mundo, induzindo uma diversidade de produção de sentidos, de reflexão sobre temas diversos. O filme de arte, ao proporcionar a experiência estética, desloca o espectador a uma dimensão mais critica e ampliada da realidade com a possibilidade de significação e ressignificação das experiências da vida. A estética e a ética são fundamentais para educação da infância, ela faz parte da formação da totalidade humana, portanto, é importante, sobretudo em um contexto em que impera a violência e a hegemonia da lógica de mercado, que se estabelece, inclusive, nas relações sociais mais intimas.
Palavras-chave: estética, educação do olhar, cinema