DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG (2000-2010): uma análise de suas fragilidades e potencialidades

Autores

  • Andrea Kochhann Machado de Moraes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Iria Brzezinki Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

Resumo

 O currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás foi objeto de pesquisa na Linha Estado, Políticas e Instituições Educacionais da PUC. O objetivo geral consistiu em analisar o currículo do Curso de Pedagogia da UEG, nas UnUs de Anápolis (UnUCSEH), Campos Belos e São Luís de Montes Belos, com base nas diretrizes curriculares nacionais vigentes, antes e depois da unificação curricular, no período de 2000 a 2010. Os eixos norteadores do referencial teórico foram: a) conceituação de currículo e estudos sobre teorias curriculares em Goodson (1995), Pacheco (1996) e Sacristán (2008); b) estudos acerca dos elementos essenciais do Projeto Político Pedagógico de Curso na Universidade, referenciados especialmente em Veiga (1995, 1998), Cavagnari (1998) e documentos legais como PDI (2010) e PPI (2011); c) historicização do curso de Pedagogia no Brasil, em Goiás e na UEG em teóricos como Brzezinski (1987, 1996, 2011a, 2011c) e Silva (2006); d) Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia, com análise de documentos do Conselho Nacional de Educação. O problema da investigação abrange estudos e análises acerca do desenvolvimento curricular do Curso de Pedagogia da UEG, antes e após a unificação da matriz curricular com base nos documentos legais, portanto, o problema é assim enunciado: “Que fragilidades e potencialidades decorrem do processo e desenvolvimento da unificação curricular no Curso de Pedagogia da UEG, nas UnUs de Anápolis (UnUCSEH), Campos Belos e São Luís de Montes Belos com base nos documentos legais?”. A escolha do método materialismo histórico dialético ocorreu pelo fato de ser o mais propício para pesquisas qualitativas no campo da educação. A metodologia de abordagem qualitativa, com estudo de casos múltiplos, foi desenvolvida por meio de análise documental, observação de reuniões em Colegiados do Curso das três UnUs, conversas informais denominadas relatos espontâneos e análise de questionário. A amostra intencional composta de três UnUs foi selecionada conforme critérios estabelecidos a priori. Os sujeitos pesquisados foram 28 professores respondentes de questionários. Nos relatos espontâneos participaram duas secretárias acadêmicas, um gestor e seis professores. Os resultados de potencialidades alcançados foram que a unificação curricular está efetivada nos Cursos de Pedagogia investigados de maneira flexibilizada, visto que: a) a unicidade na matriz curricular é representada por uma base comum; b) a flexibilização se expressa na parte diversificada que visa atender a regionalização e o interesse do alunado; c) proclamado no PPC o princípio geral de que a prática pedagógica é o objeto da Pedagogia; d) articulado os princípios norteadores: a pesquisa como princípio cognitivo e formativo, a integração entre teoria e prática e a flexibilização. Várias fragilidades foram diagnosticadas sintetizadas em: a) incoerências no PPC; b) desinteresse do conhecimento do currículo pelos seus atores; c) falta de grupos de estudos; d) falta de concursos públicos; e) falta formação continuada; f) pouca pesquisa, extensão e monitoria; g) tímida prática interdisciplinar; h) incompreensão do PBO; i) pouca regência do estágio supervisionado; j) raras pesquisas regionais; l) descuido das AEA; m) incompreensão interdisciplinar; n) falta conhecimento dos Documentos legais e o) tímida concepção da identidade do pedagogo.

 

Palavras-chave: curso de Pedagogia; matriz unificada da UEG; políticas curriculares nacionais

Biografia do Autor

  • Andrea Kochhann Machado de Moraes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Pedagoga pela UEG. Mestre em Educação pela PUC GO. Docente efetiva da UEG

  • Iria Brzezinki, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Pedagogia-Orientação Educacional pela mesma Universidade. Mestrado em Planejamento Educacional pela Universidade de Brasília e doutorado em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doc na Universidade de Aveiro-Portugal. Professora titular da PUC Goiás

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Publicado

2014-07-16