LEITURA E ENSINO DE POESIA NA ESCOLA

Autores

  • Maria Severina B. Guimaraes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Celio Fernandes de Lima Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Grazielle Cristina Gontijo Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Paula Melissa Bruno Araujo Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Shisley da Silva Valadao Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Sueli Ferreira da Silva Freire Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
  • Suene Delfina de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

Resumo

 O PROJETO LEITURA E ENSINO DE POESIA procura mostrar que a experiência poética, como via de penetração e conhecimento interior do ser humano, promove o autoconhecimento e a (con)formação desse ser como indivíduo inserido em uma determinada comunidade. A leitura em geral - e a de poesia em especial - pode levar o ser a se descobrir e a compreender sua realidade, propiciando uma existência que faz sentido para si e para os outros. Assim, a capacitação de leitores torna-se meio de uma sociedade promover a formação intelectual de seus cidadãos, como também desenvolver o autoconhecimento e a sensibilidade de seus membros, tarefa da qual a escola não pode se furtar. A proposta imediata é a de apresentar poemas e autores contemporâneos aos alunos do ensino básico, além de sugerir, para cada poema, um caminho interpretativo que possa enriquecer a leitura e despertar o interesse pelo texto poético. Por outro lado, há o intento de proporcionar oportunidade para os alunos da Graduação, participantes do projeto Pibid, de especializarem-se como condutores de leitura de poesia na sala de aula, dando oportunidade aos alunos da escola-campo de vivenciarem experiências com o texto poético, formando com isso o gosto pela leitura de poesia. Para tanto, coube aos acadêmicos de Letras, futuros docentes, estudar os elementos constitutivos do poema, instrumentalizando-se para a análise crítica e a condução da leitura em sala de aula. Com isso, espera-se ter contribuído na formação de leitores do texto literário.

 

Palavras-chave: leitura, ensino, poesia, humanização

Biografia do Autor

  • Maria Severina B. Guimaraes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Profa. Dra. Do curso de Letras da UEG. Coordenadora do projeto

  • Celio Fernandes de Lima, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos

    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG

  • Grazielle Cristina Gontijo, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG
  • Paula Melissa Bruno Araujo, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG
  • Shisley da Silva Valadao, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG
  • Sueli Ferreira da Silva Freire, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG
  • Suene Delfina de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos
    Acadêmicos do curso Do curso de Letras da UEG

Downloads

Publicado

2014-07-16