LEITURA E ENSINO DE POESIA NA ESCOLA
Resumo
O PROJETO LEITURA E ENSINO DE POESIA procura mostrar que a experiência poética, como via de penetração e conhecimento interior do ser humano, promove o autoconhecimento e a (con)formação desse ser como indivíduo inserido em uma determinada comunidade. A leitura em geral - e a de poesia em especial - pode levar o ser a se descobrir e a compreender sua realidade, propiciando uma existência que faz sentido para si e para os outros. Assim, a capacitação de leitores torna-se meio de uma sociedade promover a formação intelectual de seus cidadãos, como também desenvolver o autoconhecimento e a sensibilidade de seus membros, tarefa da qual a escola não pode se furtar. A proposta imediata é a de apresentar poemas e autores contemporâneos aos alunos do ensino básico, além de sugerir, para cada poema, um caminho interpretativo que possa enriquecer a leitura e despertar o interesse pelo texto poético. Por outro lado, há o intento de proporcionar oportunidade para os alunos da Graduação, participantes do projeto Pibid, de especializarem-se como condutores de leitura de poesia na sala de aula, dando oportunidade aos alunos da escola-campo de vivenciarem experiências com o texto poético, formando com isso o gosto pela leitura de poesia. Para tanto, coube aos acadêmicos de Letras, futuros docentes, estudar os elementos constitutivos do poema, instrumentalizando-se para a análise crítica e a condução da leitura em sala de aula. Com isso, espera-se ter contribuído na formação de leitores do texto literário.
Palavras-chave: leitura, ensino, poesia, humanização