FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: caminhos para a construção da autonomia do pensamento

Autores

Palavras-chave:

filosofia para criancas

Resumo

Esta pesquisa faz parte uma pesquisa maior intitulada “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A FILOSOFIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA”. A pesquisa vincula-se ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, da Universidade Estadual de Goiás, Campus de São Luís de Montes Belos. O tema central deste trabalho é a filosofia para crianças. A filosofia para crianças tem suas bases na filosofia dos clássicos mediante o conceito de filosofar ser a arte do pensar sobre o pensar. Na concepção de Lipman (2001) a criança tem em si a natureza do filósofo. Esta natureza precisa ser mantida e instigada. Dessa forma, o papel do professor se torna relevante. Pois, ao compreender a importância da filosofia para crianças em seu processo de aprender significativamente, propicia a construção da autonomia do pensamento. Para tal discussão elegeu-se como problema “Como a filosofia para crianças usando a metodologia de Ausubel pode contribuir para a construção da autonomia do pensamento?” Como objetivo geral intenta-se apresentar como a filosofia para crianças usando a metodologia de Ausubel pode contribuir para a construção da autonomia do pensamento. Para alcançar o objetivo geral organizaram-se objetivos específicos, tais como: apresentar a teoria da filosofia; discursar sobre a filosofia para crianças; analisar como a filosofia abre possibilidades de contestação do saber imposto, sobretudo da ideologia a ela inerente; discutir a teoria da aprendizagem significativa; conceituar sobre autonomia do pensamento; apresentar quais metodologias ausubelianas o professor pode usar para favorecer a autonomia do pensamento com base na discussão filosófica. O método que norteará esta pesquisa é o Materialismo Histórico-Dialético que prima pela historicidade e crítica. Como a pesquisa é qualitativa, valer-se-á da análise bibliográfica em autores como Lipman et al (2001), Teles (1999), Furtado (2005), Demo (2004, 2006), entre outros. Intenta-se com esta pesquisa além da produção de artigos, a defesa do trabalho de conclusão de curso em 2014. Intenta-se também a participação em eventos científicos e divulgação de trabalhos em revistas especializadas. Este projeto de pesquisa foi elaborado a partir da disciplina “Filosofia da Educação”.

Biografia do Autor

  • Kochhann Kochhann Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga

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Publicado

2015-11-16